Portuguese Chinese (Traditional) English French German Italian Japanese Korean Spanish

Há 28 anos inovando

Conheça essa história >>

Degeneração da Córnea Imprimir E-mail

O que é:

Nossa córnea tem um revestimento interno composto de uma única camada de células cuja propriedade fundamental é não permitir que o líquido do olho vaze para fora, da mesma forma que a água de um cano pode vazar e se infiltrar pela parede do banheiro.

O detalhe é que essas células não se reproduzem, e, quando eventualmente uma delas morre, as demais aumentam de tamanho para ocupar o espaço daquela que desapareceu. Se o número de células mortas for muito grande, as demais, mesmo aumentadas, não conseguirão vedar todos os espaços, e aí surgirá a infiltração.

O resultado é visão enevoada e sensação de areia dentro dos olhos, sintomas que apresentam períodos alternados de melhoria e piora. Nesse e em outros casos de degenerescência da córnea, o transplante é indicado. 
 

Tratamento:

A cirurgia para esse tipo de transplante, apesar da mística a ela associada, é a mais simples de todas, constando apenas da retirada da córnea lesionada e a colocação de uma nova em perfeito estado. Utiliza-se um trépano (semelhante ao usado para se fazer furos em cintos), implantando-se uma córnea do mesmo tamanho da que foi retirada, ou discretamente maior.

 
Harley Street - Clínica de Olhos
ebg.oftalmo@gmail.com
Tel.: (21) 2512-9915
Rua Visconde de Pirajá, 547 / 216 - Ipanema
22410-003 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Veja no mapa